Home   Cases
Case de Sucesso

Cadastro de Fornecedores

Apresentação do Cliente
 Empresa que atua no segmento financeiro na atividade de captura de transações de débito e crédito (adquirencia).

 Em sua atividade possui vários prestadores de serviços que atuam direta ou indiretamente junto a seu Cliente final.

 Possibilidade de falha ou interrupção na operação de seus terceiros ligados a suas categorias de itens críticos pode causar grande prejuízo financeiro e também a imagem da empresa.

 Empresa já possui histórico de interrupção de serviços por falha operacional destes terceiros o que ocasionou consequencias negativas a sua imagem e perda de receita em momentos de picos de vendas.

Descrição da solução oferecida

 Cadastro e Avaliação de Fornecedores

 Os principais objetivos com a implantação desta atividade são:
- Antecipação de eventuais problemas com os fornecedores da empresa
- Mitigar riscos de paralização parcial ou total de operações críticas
- Diminuir a dependencia financeira dos fornecedores ao seu contratante
- Avaliar se os proprietários destas empresas estão envolvidos em atividades ilegais ou criminosa
- Avaliar a saúde financeira de seus terceiros

 A atividade abrange todos os fornecedores da empresa que são segmentados por criticidade e volume financeiro envolvido em seus contratos

 Esta atividade de Cadastro e Avaliação de Fornecedores é executa por empresa terceirizada e gerida pela área de Compras da empresa.

  A empresa possui um recurso próprio dedicado a esta atividade e uma equipe terceirizada para executar as análises das documentações dos fornecedores.

 O projeto de saneamento de toda a base assim como a montagem da solução de e-procurement demorou algo em torno de 6 meses. Aproximadamente 500 CNPJs foram saneados no período e toda a operação foi realizada mediante uma ferramenta de e-procurement utilizada para envio e download de documentos.

 As informações referentes as empresas que apresentaram algum tipo de problema são endereçadas a área de risco e os casos críticos ao Comitê de Fornecedores

 Todo fornecedor novo passa por esta análise e toda a base de fornecedores existentes passa por uma reanálise que ocorre em períodos definidos pela matriz criticidade x valor do(s) contrato(s).

 Por que implantar uma área de Gestão de cadastro de Forneceores:
- Mitigar riscos de perda de receita por interrupção de atividades críticas em função de alguma má gestão operacional e/ou financeira de seus terceiros;
- Mitigar riscos de fraude não utilizando terceiros que possam estar envolvidos em atividades ilícitas,
- Buscar sempre os melhores fornecedores para que a relação seja duradoura e sustentável
- Antecipar ações para evitar ocorrencias negativas ao negócio

 A GSS possui uma solução que agrega o diferencial de já estar integrada a sua ferramenta de e-procurement, possibilitando ao gestor de compras uma visão mais ampla dos seus fornecedores indo além do financeiro.

 Além disso possui pessoal qualificado para realizar ambos escopos (Sourcing e Gestão de cadastro) em uma ação combinada que possibilita a montagem de um Sourcing list mais sólido onde os melhores fornecedores são escolhidos.

 Possibilita também montar um set de relatórios gerencias de compras mais completo, oferecendo uma visão complementar sobre seus fornecedores e suas categorias de compras

Situação anterior

O cliente realizava uma triagem documental considerando as principais certidões e um questionário, na maioria das vezes encaminhados junto às RFP’s, sem distinção da criticidade da categoria de compra, bem como volume financeiro envolvido nas contratações. Este controle ou checagem era realizada pontualmente no momento da contratação, processo atualizado somente na renovação contratual independentemente do período envolvido.

Novo modelo operacional implantado

A GSS Consulting realizou um projeto de consultoria que consistiu na identificação do fluxograma de processo e comunicação, identificando os gap’s e riscos inerentes ao processo de gestão cadastral dos fornecedores, tais quais, riscos operacionais, financeiros, trabalhistas, fiscais, dentre outros. Após primeira fase, atividade clássica de ”As Is” , foi realizado um trabalho de saneamento da base de fornecedores, definindo uma matriz utilizada para segmentação da referida base e com isso a temporalidade dos controles das certidões, dados financeiros, societários, sócio-ambientais, dentre outros controles.

A partir do projeto consultivo, o cliente decidiu realizar o outsourcing da gestão do cadastro de seus fornecedores para a GSS, garantindo com isso a efetividade dos controles dos exigíveis derivados do projeto.

Para isso, a GSS disponibilizou o módulo de gestão de cadastro de fornecedores, presentes na plataforma de e-procurement GSS. O processo foi implantado na íntegra faz mais de 1 ano com bastante sucesso, gerando informações importantes para tomada de decisão focadas na mitigação dos riscos inerentes aos processos de contratações.

  PROJETOS EM EXECUÇÃO
  Outsourcing
Somos responsaveis pela gestão de contratos da CIELO
e do
CITIBANK.
  LOGÍSTICA
Fomos contratados para realizar projeto logístico na SCHINCARIOL.
  PROCUREMENT
Para reduzir custos e otimizar processos, realizamos projetos de sourcing na SAINT GOBAIN.
  NOSSOS ESCRITÓRIOS
Selecione a cidade que você deseja comunicar-se:
 São Paulo

  55 (11) 3171.2347
contato@gssconsulting.com.br